Vemos que a necessidade de modificar a forma de liderança está ligada às novas tarefas e à nova força de trabalho emergente. O papel da liderança é energizar as pessoas, descentralizar a autoridade e promover reestruturações que transformem hierarquias em redes.
Para que isso aconteça, os líderes devem ter flexibilidade, ser muito capacitados, competitivamente velozes, saber conviver com a ambiguidade, trabalhar a automotivação e a dos seus colaboradores.
A informação é um dos requisitos fundamentais para que a nova liderança possa desenvolver o seu papel. Comportamento ético, integridade, autenticidade, são atributos que os líderes devem adquirir, para que a sua liderança floresça.
A função da liderança é produzir mudança, e estabelecer o direcionamento dessa mudança é fundamental, ou seja, criar visões e estratégias, que significa descrever as ações, a metodologia e a cultura dos participantes da organização, em termos do que a empresa deve realizar a longo prazo e articular uma maneira viável de alcançar a meta.
O processo de desenvolver um direcionamento é um trabalho difícil e exaustivo de arrecadar e analisar informações, pensar estrategicamente e gostar de assumir riscos. As visões e estratégias não precisam ser brilhantemente inovadoras. Às vezes basta você reunir ideias simples já conhecidas e implementá-las com uma nova visão.
A liderança é o que há de mais importante na empresa, em se tratando de potencial humano. Equipes capacitadas, mas sem liderança, desperdiçam todo o seu talento e fazem a produtividade ficar abaixo do esperado, além de despender muita energia para produzir pouco e mal produzido. Os processos de produção automatizados fazem muita coisa, mas somente se as pessoas estiverem preparadas para operacionalizá-los, serão mais compensadores.
Uma liderança bem preparada minimiza os custos, maximiza os lucros e elimina o desperdício sutil, seja de energia das pessoas, seja de recursos financeiros. Liderança despreparada faz desaparecer os melhores resultados que poderiam acontecer na empresa.
Portanto, preparar a liderança é uma atitude de empresas proativas.
Aqui estão alguns fundamentos da excelência para a liderança.
Telefone
Endereço