É fundamental você adquirir o hábito da leitura. Quando se torna habitual em determinado horário, nosso corpo adapta-se à situação e certamente sentirá falta no dia em que não pudermos ler. Incorporando este hábito ao nosso relógio biológico, estamos educando-nos positivamente e fazendo da leitura uma atitude normal do nosso cotidiano.
Ao começar uma sessão de leitura é importante você verificar as condições do ambiente, pois a falta de luz suficiente, a posição inadequada, a circulação de ar reduzida e os hábitos defeituosos de visão causam cansaço visual. Isso faz com que as pessoas leiam por um curto período de tempo, ficando cansadas e sonolentas. O livro não deve estar muito longe, nem muito perto dos olhos. Deve estar apoiado sobre a mesa ou outro móvel, para que uma das mãos fique livre para anotar alguma coisa ou virar as páginas. Com o apoio, não acontece o cansaço da musculatura do braço, antebraço e punhos. É muito importante também você se manter descansado. Fuja dos ambientes com muitos estímulos, que forcem a dispersão.
Para ler, é bom que você esteja sentado numa cadeira confortável e firme, com o livro apoiado sobre a mesa. Além da boa iluminação da sala, faz-se necessária uma luz extra sobre a área de leitura. Mantenha junto de si todos os objetos necessários ao seu desempenho, tais como: lápis, marca-texto, dicionários. Inspecione o livro que será lido. Folheie as páginas, tenha a sua primeira impressão sobre ele. Saiba o nome do autor, se é tradução ou não, a edição, em que época foi escrito. Isso ajuda muito se situar na época ou ambiente em que os fatos aconteceram. Outro momento é saber em qual gênero o livro se encaixa: romance, tratado, pesquisa, teórico. Faça algumas perguntas para motivá-lo(a) a prestar mais atenção:
O autor é profundo na sua abordagem?
Datas: - das 18h30min às 22h00min
Local: Espaço Mente Saudável
Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06 - entre a Antônio Maria Coelho e a Avenida Mato Grosso
Centro - Campo Grande - MS
Aprender a relaxar é uma das coisas mais importantes na vida. Se você não conseguir relaxar, vai sentir dificuldades para memorizar e aprender, porque através do relaxamento você aprende também a se concentrar, o que é fundamental para a leitura fotodinâmica.
A tensão afeta diretamente a habilidade em se concentrar, estudar e memorizar. Ao se sentar numa cadeira reta, coloque os pés totalmente assentados no chão, com as mãos sobre as coxas. Use roupas frouxas, tire óculos e relógios e outros adereços. As luzes devem estar bem fracas ou apagadas. O ambiente, durante o exercício, deve ser calmo e quieto, eliminando ao máximo as distrações.
A técnica é: respiração profunda, inspirações compassadas, usar a imaginação criativa, relaxamento progressivo dos músculos. Observar a sensação de tensão e relaxamento em cada parte do corpo.
Você deve encontrar tempo para relaxar, pelo menos duas vezes ao dia. Relaxando todos os dias você será mais eficaz no seu trabalho e estará mais alerta em todas as situações. A cabeça é a área mais relacionada com a leitura. É importante fazer relaxamentos com suas partes, ou seja, os músculos tensos.
O relaxamento utilizado para alcançar o nível alfa de atenção irá auxiliá-lo(a) a acelerar o aprendizado. É a fase conhecida como “estado mental de aprendizagem acelerada”.
A concentração é uma focalização mental e não um processo de esforço físico violento. Em qualquer estudo ou atividade, o interesse e a concentração são fatores determinantes do sucesso pessoal. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais interesse você desenvolve.
Seu interesse determina o seu grau de concentração. Você deve aplicar sua concentração no objeto, sem esforço. Uma das coisas que atrapalha a concentração é a preocupação (pré-ocupação). Ocupe-se com as coisas e não se pré-ocupe.
Muita gente ainda pensa que "concentrar-se no estudo" é despejar toda a sua ansiedade e toda a sua vontade no ato de aprender. Só que este é um erro fatal.
A concentração ótima para a aprendizagem é a passiva, quando a pessoa não está "preocupada em aprender", mas sim "divertir-se com o estudo", ou "curtir o estudo". Repare que quando assistimos a um filme sobre história, aprendemos muito mais sobre o fato do que quando nos debruçamos sobre um livro, ansiosos, e tentamos decorar tudo.
Telefone
Endereço