67 98416 2030 - 3383 0002 Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06
Centro - Campo Grande - MS

LEITURA FOTODINÂMICA E MEMORIZAÇÃO

Quando fomos alfabetizados, fomos submetidos a métodos que, de uma forma geral, demarcam uma área muito pequena de leitura, visando as sílabas ou palavras. A Leitura Fotodinâmica propõe uma maior captação de elementos, dinamizando a leitura. Com esta técnica você tem um cansaço menor e adquire uma interpretação maior.

Preparar-se para a leitura

É fundamental você adquirir o hábito da leitura. Quando se torna habitual em determinado horário, nosso corpo adapta-se à situação e certamente sentirá falta no dia em que não pudermos ler. Incorporando este hábito ao nosso relógio biológico, estamos educando-nos positivamente e fazendo da leitura uma atitude normal do nosso cotidiano.

Ao começar uma sessão de leitura é importante você verificar as condições do ambiente, pois a falta de luz suficiente, a posição inadequada, a circulação de ar reduzida e os hábitos defeituosos de visão causam cansaço visual. Isso faz com que as pessoas leiam por um curto período de tempo, ficando cansadas e sonolentas. O livro não deve estar muito longe, nem muito perto dos olhos. Deve estar apoiado sobre a mesa ou outro móvel, para que uma das mãos fique livre para anotar alguma coisa ou virar as páginas. Com o apoio, não acontece o cansaço da musculatura do braço, antebraço e punhos. É muito importante também você se manter descansado. Fuja dos ambientes com muitos estímulos, que forcem a dispersão.

Para ler, é bom que você esteja sentado numa cadeira confortável e firme, com o livro apoiado sobre a mesa. Além da boa iluminação da sala, faz-se necessária uma luz extra sobre a área de leitura. Mantenha junto de si todos os objetos necessários ao seu desempenho, tais como: lápis, marca-texto, dicionários. Inspecione o livro que será lido. Folheie as páginas, tenha a sua primeira impressão sobre ele. Saiba o nome do autor, se é tradução ou não, a edição, em que época foi escrito. Isso ajuda muito se situar na época ou ambiente em que os fatos aconteceram.  Outro momento é saber em qual gênero o livro se encaixa: romance, tratado, pesquisa, teórico. Faça algumas perguntas para motivá-lo(a) a prestar mais atenção:

  • Qual a finalidade desta leitura?
  • Qual a utilidade?
  • Qual o enfoque do autor?
  • Qual o tema?

O autor é profundo na sua abordagem?

Dúvidas Frequentes

  • Próximo curso

    Datas: 21 a 25/01/2019 - das 18h30min às 22h00min

    Local: Espaço Mente Saudável

    Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06 - entre a Antônio Maria Coelho e a Avenida Mato Grosso

    Centro - Campo Grande - MS

    Veja conteúdo e outras informações

  • Relaxamento ideal para a leitura e memorização

    Aprender a relaxar é uma das coisas mais importantes na vida. Se você não conseguir relaxar, vai sentir dificuldades para memorizar e aprender, porque através do relaxamento você aprende também a se concentrar, o que é fundamental para a leitura fotodinâmica.

    A tensão afeta diretamente a habilidade em se concentrar, estudar e memorizar. Ao se sentar numa cadeira reta, coloque os pés totalmente assentados no chão, com as mãos sobre as coxas. Use roupas frouxas, tire óculos e relógios e outros adereços. As luzes devem estar bem fracas ou apagadas. O ambiente, durante o exercício, deve ser calmo e quieto, eliminando ao máximo as distrações.

    A técnica é: respiração profunda, inspirações compassadas, usar a imaginação criativa, relaxamento progressivo dos músculos. Observar a sensação de tensão e relaxamento em cada parte do corpo.

    Você deve encontrar tempo para relaxar, pelo menos duas vezes ao dia. Relaxando todos os dias você será mais eficaz no seu trabalho e estará mais alerta em todas as situações. A cabeça é a área mais relacionada com a leitura. É importante fazer relaxamentos com suas partes, ou seja, os músculos tensos.

    O relaxamento utilizado para alcançar o nível alfa de atenção irá auxiliá-lo(a) a acelerar o aprendizado. É a fase conhecida como “estado mental de aprendizagem acelerada”.

    1. Sente-se confortavelmente em uma cadeira. Respire profundamente, exale o ar e feche os olhos.
    2. Relaxamento físico – Respire profundamente. Segure o ar por um momento. Exale devagar e ao mesmo tempo pense no número “3”, repetindo mentalmente a palavra “relaxe”. Este é o seu sinal para o relaxamento físico. Progressivamente relaxe os músculos de seu corpo, da cabeça aos dedos dos pés, imaginando uma confortável onda de relaxamento fluindo por todo o corpo.
    3. Relaxamento mental – Respire profundamente. Segure o ar por um momento. Exale devagar, pense no número “2” e mentalmente repita a palavra “relaxe”. Este é o seu sinal para o relaxamento mental. Deixe os pensamentos do passado e do futuro abandonarem sua mente. Mantenha sua atenção no presente momento. Imagine que, ao exalar, quaisquer tensões, ansiedades ou problemas vão indo embora. Imagine que, ao inalar, está recebendo paz e tranquilidade para todas as partes de seu corpo.
    4. Nível de recursos e o lugar ideal de descanso – Respire profundamente. Segure o ar por um momento. Exale e mentalmente ouça o som do número “1” e imagine uma linda paisagem. Neste instante você dirigiu sua atenção para o seu nível de recursos e acabou de entrar no nível de aprendizagem de maior criatividade, despertando suas habilidades sensoriais. Imagine-se em um lugar bonito e tranquilo. Ouça, veja e sinta como é estar neste local.
    5. Afirmar – Reafirme sua vontade com pensamentos positivos para desenvolver, com êxito, as habilidades que irão ajudá-lo (a) a alcançar o seu objetivo. Para reforçar, deve-se autoafirmar o seguinte:
    • “Enquanto leio, minha concentração é absoluta”.
    • “Tudo o que leio causa uma impressão duradoura em minha mente”.
    • “Todas as informações estarão à minha disposição”.
    • “Eu aprendo e domino com facilidade todas as técnicas de memorização”.
    1. Retorno – Quando estiver pronto (a) para voltar a um estado maior de atenção externa, saia do relaxamento pelo procedimento padrão. Oriente-se para o exterior de uma maneira confortável, simplesmente contando de 1 até 5. No número “5”, abra os olhos e se sinta disposto (a), alerta e relaxado (a). Mantenha com você este espírito de entusiasmo, estímulo e boa expectativa.
  • Como desenvolver sua concentração

    A concentração é uma focalização mental e não um processo de esforço físico violento. Em qualquer estudo ou atividade, o interesse e a concentração são fatores determinantes do sucesso pessoal. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais interesse você desenvolve. 

    Seu interesse determina o seu grau de concentração. Você deve aplicar sua concentração no objeto, sem esforço. Uma das coisas que atrapalha a concentração é a preocupação (pré-ocupação). Ocupe-se com as coisas e não se pré-ocupe.

    Muita gente ainda pensa que "concentrar-se no estudo" é despejar toda a sua ansiedade e toda a sua vontade no ato de aprender. Só que este é um erro fatal.

    A concentração ótima para a aprendizagem é a passiva, quando a pessoa não está "preocupada em aprender", mas sim "divertir-se com o estudo", ou "curtir o estudo".    Repare que quando assistimos a um filme sobre história, aprendemos muito mais sobre o fato do que quando nos debruçamos sobre um livro, ansiosos, e tentamos decorar tudo.

  • Estratégias de Memória
    1. Praticar relaxamento
    2. Descansar o seu cérebro
    3. Desenvolver a sua percepção sensorial
    4. Envolver as emoções
    5. Estimular o pensamento aleatório e procurar estímulos novos
    6. Inventar histórias
    7. Usar técnicas mnemônicas
    8. Anotar o que você quer se lembrar em detalhe
    9. Organizar suas informações: isso fornece para o cérebro um ponto de referência imediato para o seu resgate
    10. Usar o canal cinestésico para ligar o sistema corpo/mente
    11. Usar estratégias de ligação, encadeamento
    12. Dividir as informações, especialmente os números
    13. Usar rimas, acrônimos (siglas) e acrósticos, músicas
    14. Enfatizar a memória dependente do estado
    15. Usar sua modalidade preferencial de memória
    16. Interagir com o material a ser memorizado, para aumentar o significado
    17. Agir imediatamente
    18. Fazer revisões intermitentes
    19. Usar criatividade na imaginação
    20. Usar locais onde fixar as informações

Quero mais informações

Quero receber o retorno por:

E-mail

contato@mentesaudavel.com.br

Telefone

67 3383 0002 - 98416 2030

Endereço

Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06 - Centro.