67 98416 2030 - 3222 3464 Rua Rui Barbosa, 3379 - sala 06
Centro - Campo Grande - MS

Como eliminar suas dívidas pessoais

Por Francisco Teixeira - Excerto
23/10/2018 · Finanças pessoais

Dica 1 : Se você tiver cartões de crédito com saldo devedor...

1.    Corte todos os seus cartões de crédito, deixando um ou dois.

2.    Quaisquer outras dívidas que você acrescentar ao cartão ou cartões que você tiver devem ser pagas mensalmente. Não incorra em dívidas em longo prazo. 

Dica 2: Arranje 150-200 reais extras todos os meses. Agora que você está ficando cada vez mais instruído financeiramente, isso deve ser relativamente fácil de fazer. Se você não conseguir gerar um adicional de 150-200 reais por mês, então suas chances de independência financeira poderão ser apenas um sonho.

 

Dica 3: Invista os 150-200 reais adicionais de seu pagamento mensal em APENAS UM cartão de crédito. Você agora pagará o mínimo MAIS os 150-200 reais naquele cartão de crédito.

Pague apenas o valor mínimo devido a todos os outros cartões de crédito. Muitas vezes as pessoas tentam pagar um pouco mais a cada mês a seus cartões de crédito, mas, surpreendentemente, esses cartões nunca são quitados.

 

Dica 4: Depois que o primeiro cartão for totalmente quitado, então invista no próximo cartão o valor total que você estava pagando mensalmente àquele primeiro cartão. Você agora está pagando o mínimo devido ao segundo cartão MAIS o pagamento mensal total que estava pagando no primeiro cartão.

 

Continue esse processo com todos os seus cartões de crédito e outros cartões de lojas. Para cada dívida que você quitar, invista o montante integral que você estava pagando no pagamento mínimo da próxima dívida. À medida que você quita cada dívida, a importância mensal que você está pagando na próxima dívida deve subir.

 

Dica 5: Depois que todos os seus cartões de crédito e outras dívidas de compras forem quitadas, continue o procedimento com seu carro e pagamento da casa.

Se você seguir esse procedimento, ficará surpreso com o espaço de tempo necessário para ficar completamente sem dívidas. Muitas pessoas conseguem ficar sem dívidas em dois ou três anos.

 

Dica 6: Agora que você está completamente sem dívidas, pegue os pagamentos mensais que você estava pagando à sua última dívida e direcione esse dinheiro para os investimentos. Construa sua coluna de ativos.

(Extraído do livro: Independência Financeira: o guia do pai rico – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter – Ed. Campus – Rio de Janeiro – RJ, 2001)